Sobre
Dia Internacional da Animação
Sobre o DIA
O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de animação com filmes nacionais e internacionais. As exibições acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil, e a exibição principal é realizada simultaneamente, no dia 28 de Outubro, com entrada franca.
No dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) escolheu a data para celebrar o Dia Internacional da Animação. A partir de então, a comemoração é realizada no Brasil e em mais de 30 países, como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros.
No Brasil, o Dia Internacional da Animação é comemorado com o evento que organiza uma grande rede de exibições da Mostra de curtas metragens de animação composta por um programa de uma hora de curtas brasileiros e uma hora de curtas estrangeiros, exibidos simultaneamente nas cidades participantes, no dia 28 de outubro. Além disso é disponibilizada uma Mostra de curtas metragens brasileiros voltados para o público Infantil para exibição em programação paralela durante a semana do evento.
Além das Mostras NAcionais e Internacionais, esta edição também contará com Mostras Acessíveis com recurso de audiodescrição e Libras. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.
Confira a programação e participe!
Mostras
Mostra Nacional - A14 (50'16”)
Maré Braba Dir. Pâmela Peregrino - stop motion - 07'16” - 2023 - Porto Seguro/BA
Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças. Assim como ela sabe, que repetem uma antiga saga: alguns poucos prevalecendo sobre o grande restante, aprofundam os problemas criados por eles mesmos.
Manu Sonha com Onças Dir. Daniel Og - 2D - 05'32”- 2023 - Rio de Janeiro/RJ
MANU SONHA COM ONÇAS é a história de um sonho da menina Manuela que essa noite se encontra com os felinos que habitam sua imaginação e a ajudam a despertar sempre um pouco mais pra quem ela é e o que quer ser no mundo.
Hoje Eu Só Volto Amanhã Dir. Diego Lacerda - 2D, 3D, Colagens - 08' - 2024 - Recife/PE
Cada pessoa é um Carnaval e Marina sabe qual o dela. Nas ladeiras de Olinda ela busca o êxtase da folia carnavalesca, a música, a gritaria, o calor, a alegria, o amor. Seu trajeto é visto através dos olhos de dez personagens diferentes e para cada um deles um diretor empresta seu olhar artístico. Mas no meio de tantas pessoas, blocos, encontros e desencontros, aperto e empurra, como encontrar o Carnaval?
Alguns Sinaes Dir. Samu Mariani - Stop Motion com objetos - 01'23” - 2023 - São Paulo/SP
O vazio constitui o cheio. É como a fofoca científica diz afinal: os átomos contém mais espaço que matéria. Numa boa ficção, podem ser espaços que formas de vida de lógica ainda desconhecida ocupem de forma criativa.
O Nome da Vida Dir. Amanda Pomar - 2D/3D - 13'- 2024 - Juiz de Fora/MG
O Governo Geisel ostentava um discurso moderado, prometendo a famigerada transição democrática enquanto continuava a perseguir os opositores do regime militar. Exemplo dessa dissimulação, o Massacre da Lapa foi arquitetado para aniquilar os dirigentes do PCdoB em dezembro de 1976. No documentário baseado na autobiografia do sobrevivente Wladimir Pomar, entre detalhes da perseguição policial em São Paulo e passagens da infância e da vida clandestina, narração em primeira pessoa e animações reconstituem uma história diferente da versão imposta pela ditadura. Em 2024, sessenta anos após o golpe de 1964, a cada dia fica mais nítido o quanto estivemos perto de outra ruptura democrática recentemente. Portanto, faz-se necessário amplificar os fatos, reivindicar justiça histórica e lembrar para não repetir.
O Futuro Que Me Alcance Dir. Nat Grego - 2D tradigital - 04'35” - 2023 - São José dos Campos/SP
"O Futuro Que Me Alcance" é um videoclipe animado da canção de Reynaldo Bessa que nos leva por uma viagem surreal e existencial pelas memórias e afetos do eu-lírico.
Absorta Dir. Luiza Pugliesi Villaça - 2D - 08' - 2023 - São Paulo/SP
Nara, uma jovem adulta exausta, decide tomar um banho após um longo dia. Mas ao submergir na banheira para relaxar, seu momento de introspecção é interrompido por um peixe preso no ralo. Águas profundas e desconhecidas serão exploradas à medida que ela é invadida por diferentes fases da sua vida.
Receita de Vó Dir. Carlon Hardt - Stop Motion - 03'10” - 2024 - Curitiba/PR
‘Minha vó dizia: menina, não chora as pitanga. Cê não queria? Então chupa essa manga!’. “Receita de Vó” nos leva ao quentinho da casa da vó, onde comidas cantam e dançam ao som do mundo mágico do Hip Hop. Gostosinho!
MOSTRA INTERNACIONAL - A10 (54'26”)
Después del eclipse Dir. Bea R. Blankenhorst - stop motion - 12'08” - 2019 - Argentina
Argentina, década de 1920. Em um pequeno povoado agrícola, o Club Social anuncia uma grande noite de festa. Dois jovens apaixonados esperam ansiosos pelo momento de se encontrar e dançarem. No entanto, pesa sobre eles o medo dos olhares dos outros: ela usa uma prótese na perna, e ele, uma no braço. Chega assim a noite tão esperada, e a música desperta o desejo, mas nada é tão simples nesta cidade onde ninguém se atreve a se libertar dos preconceitos para ser feliz.
Le renard et l'oisille Dir. Fred & Sam Guillaume - 3D - 12'06” - 2018 - Suíça
Uma raposa solitária precisa improvisar a paternidade para um bebê pássaro recém-nascido. Dois caminhos se cruzam e uma família é formada, até que o destino mostra para cada um a vida que devem levar.
Six plain hot dogs Dir. Joe?l Vaudreuil - Stop-motion, Animação 2D - 14'59” - 2011 - Canadá
No leste de Montreal, um garoto vai ao restaurante local para buscar cachorros-quentes para ele e sua avó, que está debilitada. No local, ele encontra uma garçonete angustiada por estar sozinha no atendimento. O garoto espera seu pedido, que está demorando mais do que o normal, e aproveita para observar os outros clientes no restaurante.
Black Slide Dir. Uri Lotan - 3D - 11'12” - 2021 - Israel
Eviah, uma criança jovem e tímida no início da puberdade e seu melhor amigo, Tsuf, entram de fininho no Black Slide, o toboágua mais assustador de Aqua Fun. Lá, Eviah tem visões que irão prepará-lo para os eventos que estão prestes a acontecer em sua casa.
Ila, la niña tejedora Dir. Edna Y. Higuera Peña - 2D/3D - 04'01” - 2023 - Colômbia
Ila é uma menina do campo que tece o sol com a lua, a terra e a água, através da sua voz, das suas perguntas, da sua imaginação e de suas brincadeiras com o seu amigo, Guardião. Todos os tecidos que esta aventureira produz brotam da ternura e da sua admiração pela grandeza da natureza.
MOSTRA INFANTIL – Livre (56'51”)
Manu Sonha com Onças Dir. Daniel Og - 2D - 05'32” - 2023 - Rio de Janeiro/RJ
MANU SONHA COM ONÇAS é a história de um sonho da menina Manuela que essa noite se encontra com os felinos que habitam sua imaginação e a ajudam a despertar sempre um pouco mais pra quem ela é e o que quer ser no mundo.
Receita de Vó Dir. Carlon Hardt - Stop Motion - 03'10” - 2024 - Curitiba/PR
‘Minha vó dizia: menina, não chora as pitanga. Cê não queria? Então chupa essa manga!’. “Receita de Vó” nos leva ao quentinho da casa da vó, onde comidas cantam e dançam ao som do mundo mágico do Hip Hop. Gostosinho!
Quintal Dir. Mariana Netto - CUT-OUT 2D - 15'14” - 2022 – Salvador/BA
Diadorim, uma menina sonhadora, e Riobaldo, um alegre passarinho azul, constroem amizade e liberdade em um terreno abandonado, esquecido pela cidade grande. Inspirado na obra de Manoel de Barros.
Coaxo Dir. Cecilia Silva Martinez - Stop Motion - 04'22” - 2023 - Pelotas/RS
Um sapinho adormece após um longo dia de trabalho em sua fazenda, mas é despertado do seu descanso por um barulho misterioso.
Era uma noite de São João Dir. Bruna Velden - Cut-Out 2D - 11'16” - 2022 – Cabedelo/PB
Dona Dorinha, uma viúva idosa cumprindo quarentena no interior do Sertão, relembra da janela de seu sobradinho a sua história de vida através das festas juninas da cidade ao longo dos anos.
Maré Braba Dir. Pâmela Peregrino - stop motion - 07'16” - 2023 - Porto Seguro/BA
Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças. Assim como ela sabe, que repetem uma antiga saga: alguns poucos prevalecendo sobre o grande restante, aprofundam os problemas criados por eles mesmos.
Dona Biu Dir. Gabriela Taulois - 2D Tradicional Digital - 04'41” 2024 – Rio de Janeiro/RJ
Dona Biu é uma benzedeira de uma cidade do interior do Brasil, o curta acompanha sua rotina ao acordar até começar a realizar suas curas. A história é narrada na perspectiva de uma moradora da cidade por meio de suas memórias de infância
Pororoca Dir. Fernanda Roque e Francis Frank - 2D/3D - 06' - 2024 – Juiz de Fora/MG
Adaptado do texto “A inacreditável história do pescador” de T. Dalpra Jr, Pororoca é fruto do amor entre a Baleia e o Peixe-boi; uma metáfora do agitado e caudaloso encontro da água do mar com a água do rio.
MOSTRA AMBIENTAL – Livre (58' 26”)
Panapanã Dir.Matheus Marins - Quadro a Quadro, Stop Motion e Motion Design - 01'58” - 2022 - Rio de Janeiro/RJ
Vídeopoema sobre ipês-amerelos e o amor entre suas pétalas e borboletas amarelas.
Quando a Chuva Vem? Dir. Jefferson Batista - Stop Motion - 08'48” - 2019 - Curitiba/PR
A seca que assolou o Nordeste do Brasil entre os anos de 1979 e 1985 marcou para sempre a vida da população sertaneja do estado de Pernambuco. Em meio ao quadro de pobreza e abandono uma criança crescia sem ver ou sentir a chuva.
Mitos Indígenas em Travessia Dir. Julia Vellutini e Wesley Rodrigues - 2D - 21'34” - 2019 – Aldeia Afukuri - MT, Aldeia São João (Javaé) - TO e Aldeia São João (Kadiwéu)- MS
Seis histórias indígenas dos tempos antigos das etnias Kuikuro (Aldeia Afukuri, Terra Índígena Parque do Xingu, Mato Grosso), Javaé (Aldeia São João, Terra Indígena Parque do Araguaia, Ilha do Bananal, Tocantins) e Kadiwéu (Aldeia São João, Terra Indígena Kadiwéu, Mato Grosso do Sul). Entre as histórias: A Ema, O Menino-Peixe, As Mulheres Sem Rosto, A Via Láctea, A Menina Cobra, e O Urubu-Rei.
Tainá e a Chuva Dir. Luísa Copetti - 2D e 3D - 06'24” - 2021 - Rio de Janeiro/RJ
A menina indígena Tainá, o urubu-rei Pepe, o macaco Catu e a ouricinha Suri são os Guardiões da Amazônia. Mas hoje está chovendo e os animais estão todos recolhidos, abrigados embaixo de uma grande folha. Suri, no entanto, não está muito feliz. Ela morre de medo de chuva e conta que uma vez quase se machucou numa tempestade. Um a um, os Guardiões contam suas histórias sobre a chuva.
Maré Braba Dir. Pâmela Peregrino - Stop Motion - 07'16” - 2023 – Porto Seguro/BA
Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças. Assim como ela sabe, que repetem uma antiga saga: alguns poucos prevalecendo sobre o grande restante, aprofundam os problemas criados por eles mesmos.
Maréu Dir. Nicole Schlegel - 2D Tradicional, stop motion, projeção em tecidos - 10'31 “- 2023 - Rio de Janeiro/RJ
Maréu tem uma concha do mar bem grande e só consegue dormir com ela ao ouvido. Quando a concha cai e quebra, a criança busca ajuda do Mar e do Céu para reencontrar o som das ondas e voltar a dormir.
Mytikah Explora - Maria Sibylla Merian Dir. Hygor Amorim e Recy Cazarotto - Cut-out, 3D - 03'15” - 2023 – São Carlos/SP
Manga e Leco conhecem a história Maria Sibylla Merian (1647 – 1717), uma aventureira ilustradora e naturalista alemã que usou sua arte para estudar o fantástico mundo dos insetos.
DIA 28 Outubro 2024